#Comunicacao em Projetos – Mais importante do que você imagina !!!!

Não é de hoje que ouvimos os cases de projetos que não tiveram sucesso. Os motivos apontados para cada insucesso são inúmeros, vão da falta de experiência do hashtag#gerentedeprojetos , fraco patrocínio da gestão, até o prolongamento do cronograma que às vezes torna o projeto inviável financeiramente. Nas oportunidades que tive de participar e gerenciar projetos na minha carreira ficou muito claro que para todos os projetos uma atividade é fundamental: A hashtag#comunicação. Mas não apenas hashtag#comunicar as boas fases do projeto.

Inaugurar as pontes é sim importante, gera visibilidade, reconhecimento e renova e motiva a equipe para mais uma fase do projeto, entretanto, a comunicação de verdade deve ser feita a cada evento significativo do projeto, seja ele bom ou ruim. Imagine que você está em um navio e o chefe de máquinas, com medo da reação do capitão, não avisa que o motor está com problemas, vai dando soluções paliativas que não garantem o funcionamento do motor até o destino, ou que o fornecedor não entregou a quantidade de combustível necessária para que o navio chegue ao seu destino. O resultado é um navio a deriva. Comunique sempre! A comunicação evita que o barco afunde, coloca em todos os envolvidos o senso de propriedade e evidencia o comprometimento com o projeto. Normalmente a comunicação é tratada isoladamente em projetos sem que haja a interação com as demais disciplinas do projeto. O Plano de Comunicação é importante, mas não deve ser o único instrumento balizador para realizar as comunicações. Algumas interações são fundamentais para o sucesso do projeto. Se você identificou mais um hashtag#risco , registre-o em sua planilha de riscos e comunique. Se o cliente solicitou uma mudança no escopo do projeto registre a mudança, mude seu plano do projeto e comunique! Se aconteceu um evento inesperado durante uma virada, comunique! A comunicação pode sobrar, mas não pode faltar! COMUNIQUE!!!!

hashtag#Projetos hashtag#estrategiaempresarial hashtag#comunicar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *