PMO DE TI

A área de Tecnologia de Informação é talvez, a área mais demandada de uma empresa com necessidades do negócio. Essas demandas são normalmente, separadas em dois grandes grupos: Os chamados, ou atividades de interrupção e os projetos. Os chamados, todos já conhecem, são as requisições, consultas, problemas e solicitações, ou os RCPSs, mais familiares ao pessoal do CSC. E, quando falamos de chamados já há uma classificação natural dessas demandas. Já conhecemos os SLAs, Usuário VIP, ferramenta de gestão de chamados, as alçadas de aprovação, SLOs….. Mas e quando as demandas são projetos ? Como classifica-las, Aprová-las e depois implementá-las ? A resposta é, através da composição de um PMO ou Escritório de Projetos.

Uma vez composto o PMO, é importante que este defina o que será implementado e para isso é fundamental que esse projeto esteja mapeado. Nas minhas experiências seguíamos o seguintes passos

1 – Antes de qualquer coisa, avaliávamos os critérios de investimento. Era necessário investimento ? Se sim, era separado para o comitê de Capex, Se não, entrava no funil de priorização para implementação.

2 – Reunir o comitê de priorização e uma vez priorizados pelas áreas, fazíamos o cruzamento das horas necessárias para implementação vs Nossa capacidade de entrega. Nessa faze tomávamos como base em 3 critérios: Obrigatoriedade legal, Ganho de receita, Ganho de performance.

3 – Apresentar o cronograma de entrega dos projetos, baseado em nossa capacidade de entrega.

Depois de isso tudo definido, entrávamos nas vias de fato que era fazer o projeto acontecer. E essa é a parte mais difícil! ACREDITE ! Um projeto é uma atividade que tende a não acontecer. Então, deve sempre ter um chato para cobrar as atividades do projeto, e nessa hora que o PMO mostra o seu valor. Nessa faze, as reuniões de status são importantíssimas e o PMO precisa ser habilidoso para expor a situação, sem expor o indivíduo.

CONCLUSÃO: Dentro da TI os projetos são de extrema importância ! É através da implementação bem feita dos projetos que a TI mostra o seu valor e agrega para o negócio.

Um PMO de TI bem implementado pode, eventualmente, ser replicado para todas as áreas da empresa. Todas as demandam uma para os outras o tempo todo, então a aplicação de um PMO para toda a empresa faz todo o sentido.

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